quarta-feira, 20 de maio de 2009

Guia dos utensílios de cozinha

Sabe aqueles talheres que ficam na segunda gaveta da cozinha e muitas vezes você nem desconfia para que serve? Nós desvendamos todas as utilidades, diferenças e funções deles
(Isabela Trocolli)


Esses itens geralmente constam nas listas de casamento, chá de panela ou quando você vai morar sozinha, sua mãe ou tia, resolvem lhe presentear. Aí você pode pensar: “Anh?”. Esse guia, orientado pela Tramontina, vai mostrar como usá-los e, se for o caso, virar uma cozinheira de mão cheia.

O afiador manual, assim como a chaira, são para que você afie as facas de fio liso sem sair de casa. O cortador de pizza dispensa maiores apresentações, mas para garantir seu bom funcionamento, você pode utilizar o afiador.

Existem quatro tipo de espátulas. A longa e a arredondada têm a mesma função: são utilizadas para servir os alimentos. A triangular é utilizada para cortar bolo e a espátula que lembra o formato de ‘u’, é para fritar os alimentos. Com exceção da última, todas podem ir à mesa. A espumadeira também é usada para prepara alimentos, mas não deve ir à mesa, jamais.

Os garfos trinchantes, embora tenham formatos com sutis diferenças, servem o mesmo propósito. São usados para preparar e servir carnes, especialmente em peça. Um lagarto assado no forno ou uma picanha na brasa, por exemplo.

Os batedores manuais, são indicados para bater claras de ovos ou fazer mistura de bolo. No entanto, o batedor de nylon é mais indicado para os ovos.

Já o boleador tem, função decorativa: apesar de ser usado com alimentos, ele faz “bolinhas’ de manteiga, mamão, melão para serem usadas em diversas decorações.

Além do que sue próprio nome diz, o descascador de batatas ainda tem uma ponta especial para remover aqueles ‘olhos’ encontrados nos tubérculos de vez em quando.

A concha serve tanto para sopa, feijão ou lentilha. E a concha de molho é de uso exclusivo para tal. Ambas podem ir à mesa.

O item mais funcional da cozinha é, de fato, a tesoura multiuso. Além de cortar pequenos ossos (por exemplo despedaçar o frango assado), pode abrir tampas de garrafas e quebrar nozes. No entanto o canivete é um grande concorrente. Ele serve para abrir garrafas, tanto as de rolha quanto as de tampa e o canivete pode ser utilizado para cortes em geral. E a tesoura também!

O abridor de latas é o queridinho das pessoas que adoram milho, ervilha, seleta de legumes, atum, leite condensado e o que mais vier enlatado. Mas também serve para abrir tampas de garrafas.

Essa faca de formato diferenciado, com dois apoios é chamada de mezzalunna e serve para picar condimentos. Pois ela os deixa tão picadinhos que dá até para pensar que foram passados num ralador. Porém, ela não serve para queijos e pequenos legumes, funções muito bem realizadas pelo míni-ralador.

Aquela colher comprida é para servir arroz. Assim como a colher e o garfo para salada têm a função de servir e não podem faltar durante o almoço, ou jantar.

O amassador de batata/feijão é ideal para preparar purê e tutu.






E como ninguém fica sem sobremesa, a concha de sorvete é ideal para servir o sorvete em bolas tão caprichadas como as da sorveteria.







Agora é só cozinhar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário